O Brasil nos ensina que Jesus Cristo é branco



 

Caros amigos !

Meu nome é Adelson Adewale de Brito, também conhecido como Mawo Adelson. Sou um sacerdote da religião afrodiaspórica chamada Jeje Savalou.

Quero dizer, sou um sacerdote do Culto Vodun.

É com muita alegria e honra que me dirijo a todos vocês, meus irmãos e irmãs pan-africanos, através deste blog que decidimos chamar de "Pan-africanismo e Políticas Afirmativas", para falar de temas caros à nossa história afrodiaspórica, que, infelizmente, passa invisível a todos nós, por conta do exercício perverso da hegemonia eurocêntrica que nos foi imposta pelo poder econômico e político das elites brasileiras durante os 522 anos de história deste paísl.

No blog original, nós utilizamos a língua francesa como língua de comunicação pan-africana porque esta língua se tornou uma espécie de LINGUA FRANCA para toda a África afro-daispórica, ou seja, entre os negros da África e os negros espalhados por toda parte o mundo.

Antes de tudo, é obrigatório cumprimentar Leba, antes de abordar o assunto que hoje nos traz aqui. E para isso vamos usar a língua Fon, ou seja, vamos pronunciar o Fongbe, uma das línguas oficiais da República do Benin, e que foi falada pelos nossos antepassados, para saudar Leba.

Vodun Lέgbà.

E kpo hu gbεtɔ́ mε.

Ete E na nu?

Etε E na ɖu ?

Etε ba E ɖe?

Bokɔ́nɔ̀ ɖò vɔ̀ ɖé wɛ̀

É bà sìn nú vodún.

É flɔ́n Lɛ̆gbà.

Mi sɔ́ Koklo nukɔntɔn ɔ,Dó sá vɔ̀ ná

Gbεtɔ́ lo cɔ eɖe,

Amɔ, Vi nyi nu

Bokɔ́nɔ̀ ɖò vɔ̀ ɖé wɛ̀

Cobɔ mε wa gbε,

É dó kplí vodún ɔ́,

Lέgbà,Vi gudo tɔn

Mawu na kpɔn Lέgbà

Como nos ensinam nas escolas primárias, o Brasil foi "descoberto" pelos portugueses em 22 de abril de 1500, e uma primeira missa foi celebrada em 26 de abril do mesmo ano, celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra, isto é, foi ali que teve início a nossa catequese católica. Então, o que esse registro histórico significa? Isso significa que há 522 anos o Brasil nos ensina a amar e respeitar um Jesus Cristo que é branco e tem rosto europeu. Bem, através de estudos de história, arqueologia, teologia, etc., a aparência de Jesus tem sido debatida abertamente. É claro que o Novo Testamento não dá nenhuma descrição da aparência física de Jesus.

Uma questão moderna suscita um debate honesto sobre o assunto: se Jesus nasceu em Belém, na Judéia (atual Cisjordânia), entre os povos orientais que falavam o aramaico, língua falada hoje principalmente na Síria, como poderia ter características europeias e cabelos lisos?

Assim, é flagrante a contradição entre a geografia física e a figura de um Jesus Cristo loiro e de ohos azuis.

É oportuno destacar que esse debate já está em pleno andamento entre as autoridades da própria Igreja Católica e suas afiliadas.

Como disse o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, por exemplo: "A maneira como a Igreja ocidental retrata Jesus precisa ser revista". Em entrevista à BBC (em inglês), em junho de 2020, o arcebispo de Canterbury e chefe da Igreja Anglicana se posicionou a favor de uma reflexão sobre a representação de Cristo como homem branco. Em um contexto de manifestações contra o racismo pelo mundo, Justin Welby lembrou que a representação de Cristo depende do país. “Você vê Jesus representado de tantas maneiras quanto há culturas, idiomas ou entendimentos”, observou ele.

­­­­ References:

1.     Primeira missa no Brasil ; https://escolakids.uol.com.br/historia/primeira-missa-no-brasil.htm (14 fev. 23);

2.     Des scientifiques découvrent le véritable visage de Jésus

https://www.lexpress.fr/societe/region/des-scientifiques-decouvrent-le-verirable-visage-de-jesus_1745205.html (14 fev. 23);

3.     Jésus était-il blanc? https://radionotredame.net/2020/actualite/jesus-etait-il-blanc-275386/ (14 fev. 23);

4.     Comment Jésus en est venu à ressembler à un Européen blanc; https://infodujour.fr/culture/arts-plastiques/38280-comment-jesus-en-est-venu-a-ressembler-a-un-europeen-blanc (14 fev. 23);

5.     Capa : Mawo Adelson Adewale Sacedote de Vodun


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Edward Burghardt Du Bois, intellectuel, noir, panafricaniste

In Brazil we are taught Jesus Christ is white